quinta-feira, 29 de março de 2012

Lasanha de Panqueca com Molho a Bolonhesa

Já tinha pensado na idéia de usar panquecas no lugar da massa em uma lasanha,porém nunca tinha colocado em prática,até um dia ver no programa Mais Você e então não pude resistir...
Como disse a própria Ana Maria Braga,ela fica mais leve do que a feita com a massa da lasanha,não é exatamente uma receita light,mas comparando com a outra,é sim mais leve e ficou muito saborosa...
Uma ótima dica para o dia em que você quer fazer uma lasanha mas não tem a massa ou até mesmo quando quer uma receitinha diferente...
Vale muito a pena...



Você vai precisar de:

* Panquecas
* Molho Branco
* Molho 'a bolonhesa
* 500 g de queijo mussarela fatiado(usei ralado)
* Queijo parmesão ralado a gosto


Para a panqueca:

1 ovo
125gr. farinha de trigo (mais ou menos uma xícara)
3 colheres de óleo (usei azeite extra virgem)
125 ml. de leite
125 ml. de água
1 pitada de sal

Molho Branco

500 ml de leite
250 ml creme de leite fresco (usei em lata e deu muito certo)
2 colheres de amido de milho
100gr. queijo ralado
1 folha de louro
1 envelope de caldo de carne (usei 1 tabletinho)
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta vermelha

Molho 'a Bolonhesa

200g carne magra bovina moída ou cortada na ponta da faca
200g carne suína moída ou cortada na ponta da faca
(usei 450 g de carne magra bovina suína)
3 colheres de azeite extra virgem
1 cebola média picada
1 cenoura pequena picadinha
1 talo de salsão(aipo) picadinho (usei salsinha)
1;2 xícara de vinho tinto seco
1 xícara de caldo de carne (1;2 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de água)
250gr. molho de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto

No liquidificador prepare as panquecas misturando o leite,a água,o ovo,o óleo,farinha de trigo e o sal e bata bem até formar uma mistura homogênea.
Numa *frigideira,queime um pouco de manteiga para não precisar untar a cada panqueca feita,coloque um pouquinho de massa,apenas para tirar o excesso da manteiga e discarte a primeira.
Assim então coloque um pouquinho da massa,espere desgrudar e vire por mais um minutinho.Continue com o restante da massa e reserve.

O molho branco pode ser feito com outra receita,porém fiz a mesma que a Ana Maria sugeriu.
Primeiro dissolva o amido de milho em um pouco de leite e então coloque na panela junto do restante do leite,mexendo sempre em fogo médio,adcione o queijo ralado,o louro,a pimenta,o caldo de carne,acerte o sal e deixe encorporar,mais ou menos uns 10 minutos.

O mesmo digo do molho a bolonhesa,o qual pode ser feito do seu jeito,mas seguindo a receita...
Numa panela em fogo médio coloque 3 colheres de azeite e doure a cebola.Adcione então as carnes,a cenoura e o salsão e deixe dourar novamente.
Acrescente o vinho tinto,logo o caldo de carne,o molho de tomate,sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe por mais 10 minutos.Reserve..

Montando a lasanha

Coloque meia xícara do molho branco na assadeira (33cm x 23cm x 5cm) e espalhe bem.Por cima,uma camada de panqueca,uma camada de molho a bolonhesa misturado com um pouco do molho branco e uma camada de queijo mussarela.Faça outra camada de panquecas,uma de molho a bolonhesa misturado com molho branco e uma de mussarela.Repita o mesmo procedimento até acabar os ingredientes...a minha lasanha ficou com 4 camadas de panquecas e 3 de carne.
Finalize com uma camada de molho branco,queijo mussarela e polvilhe com o queijo parmesão.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por mais ou menos 20 minutos,ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.


*Ana Maria sugere que faça as panquecas na própria forma em que vai preparar a lasanha,mas como meu fogão é elétrico,preferi fazer em uma frigideira pequena e montar de acordo com a forma.Clique AQUI e assista o vídeo para ver como ela fez.

**Preciso também deixar mais uma observação.Como vocês podem ter notado (ou não),sou telespectadora diária do programa Mais Você e confesso que adoro,pelo conteúdo,pelos apresentadores,pra matar um pouquinho a saudade,enfim,gosto muito do programa,mas depois de algumas tentativas em suas receitas,pude notar que em muitas delas me perco um pouco na quantidade dos ingredientes...posso dizer de certeza absoluta que sigo exatamente a receita e que não teria porque o resultado ser diferente do que Ana Maria faz,mas o que posso garantir,é que em algumas receitas passadas no programa,a quantidade de alguns ingredientes que ela usa não são os mesmos passados pra nós de casa...
Estou dizendo isso agora,por que nessa receita aconteceu comigo novamente...eu tive que fazer duas receitas e meia da massa para fazer as quatro camadas de massa na minha lasanha,talvez que forem fazer como ela fez,usem apenas duas...mas como a massa é super fácil de fazer,vale até a pena fazer uma e conferir,caso precise,faça outra!!! E é isso...no mais,ficou deliciosa!!!

Beijinhos



6 comentários:

Unknown disse...

Uau!!Adorei!Super diferente e substancisa...delícia!beijkas

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Sharon, eu faço lasanha de panquecas, inclusive é uma das receitas mais acessadas do blog..fica muito boa né? Eu comi a primeira vez numa casa de familia italiana e virei fã...bjinhos!!!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Ah...que maravilha! Prato preferido do meu marido e quanto mais camadas melhor!!!
Adorei...e super legal a dica do molho branco!
Obrigada por passear "lem casa" fiquei super feliz!
Bjs, uma ótima sexta-feira e muita paz!
CamomilaRosa

Alice disse...

Oi Shapalmas:)
Essa lasanha é muito original, nunca tinha visto com panquecas! Deve ser deliciosa, o aspeto é divinal, gostei muito!
Beijocas e bom fim de semana!

Josy disse...

Oi Sha querida, que bom que vc assiste a Ana Maria, é uma forma de matar as saudades né? Adoro lasanha de panqueca, tenho até uma receita tbém no meu blog. Depois que fiz a primeira vez, dificilmente faço a tradicional, elas ficam mais leves né? Ficou linda a sua com esse molhinho a bolonhesa hummmm. Deu fome hehe. ótimo final de semana amiga...bjos

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA!
EU NUNCA FIZ LASANHA COM PANQUECAS, GOSTEI DA IDEIA, A RECEITA FICA COM UM ASPECTO DELICIOSO!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS D ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget