quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bolo de Nozes

E aqui está uma das receitas que fizeram parte de nosso almoço de Natal!!!



Esse ficou muito bom...bom mesmo!!!
Bem,Natal não pode faltar receitas com nuts então a razão do bolo de nozes,atá porque a epoca á bem propícia para o ingrediente e é muito apreciado aqui em casa também.
Além de tudo que sitei,outro dia eu vi essa receita nos meus caderninhos de receitas e pensei que deveria ser uma ótima pedida,mas...em que ocasião usaria? Eis que chegou a hora,tem motivo melhor do que o Natal pra se fazer coisinhas gostosas?

Dei uma pesquisada na internet,nos blogs alheios e cheguei a conclusão de que essa é uma receita muito comum...e não é por menosée mesmo uma delícia!
Quem ainda não experimentou...quando tiver a oportunidade não deixe de conferir e quem já fez...sabe do que eu estou falando!!!



Então vamos a receita

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de manteiga(usei sem sal,mas pode ser margarina também)
1 colher (cha) rasa de fermento em pó
200 gr de iogurte natural
3 ovos
1 xícara de nozes trituradas( quase em pó)


Recheio

2 latas de leite condensado (cozidas*)
1 lata de creme de leite sem soro
100gr de nozes trituradas em pedaços maiores

Calda

1 xícara de leite
3 colheres de leite de côco




Para a massa:

Forre o fundo da forma com papel manteiga,ou unte e enfarinhe apenas no fundo da forma.
Pré-aqueça o forno em 180oC.Misture a farinha e o fermento,peneire e reserve.Bata as claras em neve e reserve na geladeira,de preferência.Triture as nozes e reserve também.
Na batedeira,bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme liso,esfranquiçado e fofinho.Junte o iogurte,o sal e misture bem.Desligue a batedeira e agora,com a ajuda de um fouet ou uma colher de pau,vá adcionando a mistura de farinhga com fermento e as nozes.
Por último,adcione delicadamante as claras em neve.
Leve para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos,dependendo do seu forno,claro.

Para o recheio:

*Primeiro,se possível até mesmo um dia antes,cozinhe as latas de leite condensado(sem o rótulao) na panela de pressão por 40 minutos.Muito cuidado ao retirar as latas da água,pois você pode se queimar,o ideal é deixar esfriar bem para depois retirá-las.
Depois de cozido e frio,misture bem o leite condensado com o creme de leite até ficar bem homogênio,depois misture as nozes e reserve.Se ficar um pouco mole,coloque na geladeira por uma meia hora antes de rechear o bolo.

Montagem

Depois de frio,corte o bolo ao meio,coloque uma parte do bolo no prato que deseja servir,molhe com 1/3 da calda e coloque o recheio.Na outra parte do bolo,no lado que vai ficar para baixo,sobre o recheio,molhe com 1/3 da calda e deite o bolo sobre o recheio.Molhe a parte de cima com o restante da calda,cubra com papel alumínio e leve para a geladeira.No dia seguinte,cubra com chantilly e decore a gosto.


Eu usei chantilly pronto,pois não tinha muito tempo para fazer,então usei ESSE que é uma delícia e super prático...
A decoração foi muito simples,também pelo mesmo motivo,não tinha muito tempo pra tanto,e mesmo porque fiquei aborrecida,pois esqueci de tirar o chantilly do freezer,então como podem ver ele ficou meio mole pela maneira que descongelei,o que ao certo seria descongelar sozinho,na geladeira,deixei em cima do forno quente...por isso a falta de motivação para decorar...
Coloquei umas nozes revestidas com pó dourado comestível e ...ficou desse jeito,mas garanto que ficou maravilhoso...todos adoraram,tanto para comemorações,como pra comer acompanhado de um cafézinho...hummmm...delícia!!!


11 comentários:

Sabor&Arte disse...

Que bolinho mais apetitoso!!!
Ficou lindo.
Beijos.

Anônimo disse...

Ola! Nossa, que deliiicia!! Esse bolo parece muuuuuuito booooommm! Deu água na boca!!! rsrs



www.cantinhosobremim.blogspot.com



Um beijo!

Anjo-de-Mel disse...

Eu adoro qualquer tipo de nuts :) Nozes então, yummy! Bjinhos.

sadhia disse...

menina assim vc me mata de vontade ..kkk adoro bolo de nozes e o seu esta divino
ameiii fiz pizza de muçarela e vc v ai gostar foi feita tambem na mfp
bjokas e boa noite

Josy disse...

Oi Sha, amo bolo de nozes, adoro, venero kkkk.
O seu ficou lindo amiga, o recheio a meu gosto, a cobertura (tem coisa melhor que chantilly?) ficou lindo e acredito mesmo que tenha feito muito sucesso. Adorei a receita, quem sabe faço para o meu niver que tá chegando hehe.
Vc é muito fofa, e linda, parece com minha sobrinha....bjocas

Tamires Lucietti disse...

Que delícia Sha, adorei sua visitinha no blog, obrigada pelos comentários...

www.belezaaemfoco.blogspot.com

Luciana Gomes disse...

Olá, amiga!! Passando p informar q já lançamos a 2ª etapa da promo Top Comentaristas! Estaremos sorteando brindes diversos a cada 2 ou 3 meses entre os seguidores q mais comentarem! Esse mês o prêmio foi um livro e quem ganhou foi a Sheyla, parceira Vou-de-Blog, e dona do blog http://blogdmulheres.blogspot.com/
Bjinhos.
Lu

www.voudeblog.com

Shapalmas disse...

Eu também sou louca por nuts...

Josy disse...

Oi querida amiga desculpe a demora, agora que vi seu comentario, estou as voltas com o jantar e ainda não consegui visitar as amigas. Veja quiche de atum fica deliciosa. Te dou 2 opções se vc quiser claro, para vc usar seu atum essa receita é muito boa veja o link
http://cozinhandocomjosy.blogspot.com/2011/04/torta-deliciosa-de-atum.html
Fica deliciosa, e se vc quiser vc usa o recheio pra fazer a sua quiche, só que vc adciona 2 colheres de farinha de trigo ao recheio por que geralmente os recheios de quiches são mais consistentes, espero te ajudado Sha, qualquer dúvida pode me escrever ou mandar email
mariajosyg@hotmail.com
Bjos. Ótimo final de semana querida

Rachel disse...

Ahhhhhhh, amiga isso acontece, eu também sempre apanho dos chantilis...mas não desanime a decoração ficou ótima, as nozes falam por si só e o recheio...deu água na boca!
Bjuss!!!

Ana - Lady ao fogão disse...

Adoro bolo de nozes! este ficou mesmo apetitoso

bj
http://ladyaofogao.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget